segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mais de 13 mil autorizações de trabalho concedidas a estrangeiros no primeiro trimestre

Número é 13% superior ao primeiro trimestre de 2010. Mais de 12 mil autorizações são temporárias. Concessão a artistas estrangeiros e tripulantes de navios de turismo impulsionaram o crescimento.

Brasília, 27/06/2011 – No primeiro trimestre de 2011 foram concedidas 13.034 autorizações de trabalho para estrangeiros, de acordo com dados da Coordenação Geral de Imigração (CGIg), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O número é 13% superior ao do mesmo período do ano passado, quando foram concedidas 11.530 autorizações.

Segundo o Coordenador Geral de Imigração e presidente do Conselho Nacional de Imigração (Cnig), Paulo Sérgio de Almeida, esse dado é consequencia do crescimento da economia do país.

“Em linhas gerais, reflete a pujança dos investimentos responsáveis pelo crescimento da economia brasileira, seja de empresas brasileiras que vêm adquirindo máquinas, equipamentos e tecnologia no exterior e com isso necessitando da vinda de técnicos estrangeiros para a sua implementação; seja de novas empresas de capital estrangeiro que estão se estabelecendo no país, aproveitando o crescimento sustentável brasileiro, e que em geral necessitam de profissionais estrangeiros para o início de suas operações”, esclarece.

Almeida ainda aponta fatores específicos que contribuíram para o aumento das autorizações entre janeiro e março deste ano.

“Foram concedidas a haitianos autorizações para permanência no Brasil, por questões humanitárias. A realização de espetáculos no Brasil também aumentou, elevando em aproximadamente 700 autorizações para artistas estrangeiros, e cerca de 900 autorizações a mais foram concedidas para tripulantes a bordo de navios de turismo estrangeiro operando no Brasil”, pontua.


Também dobrou a vinda de estrangeiros com títulos de mestres, doutores e pós-graduados para o Brasil, passando de 163 nos três primeiros meses de 2010 para 323 este ano. Desse total de 2011, 265 tinham mestrado, 48 tinham doutorado e 110 pós-graduação. A maior quantidade de autorizações foi concedida para estrangeiros com Nível Superior Completo ou Habilitação Legal Equivalente, totalizando 6.831.

As autorizações para profissionais que trabalham a bordo de embarcação ou plataforma estrangeira que operam no Brasil prestando apoio ao setor da exploração e produção de petróleo e gás no mar somaram o maior número entre as temporárias, com 3.710. No entanto, foram expedidas cerca de mil autorizações a menos para essa categoria se comparado com o mesmo período de 2010. Logo após vem a Assistência técnica por até 90 dias, sem vínculo empregatício, com 2.468 autorizações concedidas.

Entre os estados que mais receberam trabalhadores estrangeiros no período estão o Rio de Janeiro, com 5.286 autorizações concedidas, São Paulo, com 4.990, e Minas Gerais, com 550. O Piauí foi o único estado que não recebeu nenhum trabalhador estrangeiro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário